CRENTES

Crentes

Sempre me admirei com os crentes. Não falo exclusivamente daqueles sujeitos que se reúnem numa igreja aqui em frente de casa, jungidos pela crença de que o Senhor é surdo e não usa aparelho auditivo Telex, mas sim da credulidade num sentido mais amplo, seja em política, religião, futebol ou na certeza de que o armário está vazio e que o motivo por que um sapato dois números acima do seu está ao lado da cama se relaciona com o Efeito Estufa e sua influência sobre o tamanho dos pés no Hemisfério Sul.

Sim, já tive religião, time de futebol, partido político e chifres. Porém, desde quando me entendo por gente (“gente” usado aqui também num sentido mais amplo e englobando alguns quadrúpedes de médio porte), jamais me entreguei inteiramente a uma paixão ou, se o fiz, foi para largá-la dali a um tempo, substituindo-a por algo mais racional, como o fumo e o alcoolismo.

O que me espanta, sobretudo, no partisan é sua incapacidade de enxergar nuances ou o próprio umbigo. (Quanto a este último ponto, está claro que não me refiro à dificuldade de deslindar o umbigo pelo desenvolvimento de uma barriga eutrapélica que impede sua visão, bem como — e cito por experiência — de outras partes mais óbvias e pendentes do corpo localizadas abaixo da cintura.)

Afinal, parto sempre do pressuposto de que se um juízo me entusiasma demasiado ou é partilhado por um número grande de pessoas, tem alguma coisa errada com ele. Isso serve para Deus (mas não para o diabo, em que creio piamente e acho até que é empresário do setor de call center), para o comunismo, para o capitalismo ou para as fraldas descartáveis Pom Pom, que larguei aos quatro anos, ao sentir, através de manifestações químicas bastante convincentes, que não eram tão boas quanto o divulgado, atirando uma delas heroicamente no corredor da escola e constatando:

— Isso é uma merda.

Lembro, por exemplo, de um Marx em Quadrinhos que li quando tinha uns sete ou oito anos e de minha reação diante das caricaturas dos capitalistas de dentes acuminados, capas de vampiros, reunidos em torno de uma mesa, contando uma pilha de dinheiro.

— Os filisteus não podem ser todos tão ruins e avaros — pensei à época. — Se é para mandá-los para o paredão, que seja por suas péssimas noções de estética.

Tirando o fato irrecorrível de serem os economistas insuportáveis, não acredito monoliticamente em nenhuma linha de pensamento, desconfiando sempre das menores verdades cotidianas, o que tem me metido em algumas pequenas embrulhadas — caso de quando me recusei a crer que devia aquela quantia de dinheiro à Receita ou que há uma instituição chamada SPC.

Custa a mim entender que um indivíduo não consiga rir de si mesmo. Diante desse tipo de gente, tenho a impressão de estar vendo um hipopótamo de terno, óculos e pasta 007. Então, boquiaberto, me pego freqüentemente articulando uma frase. E é com ela que encerro esta crônica: “Esqueçam o raciocínio lógico e a bipedia. O homem se distingue, na realidade, por ser o único animal inferior que se leva a sério”.

(Aviso aos desinformados: o livro “O Cabotino”, de Paulo Polzonoff Jr., o popular Cotoco, está disponível para download aqui. Apesar de o autor não ser figura das mais agradáveis, o livro merece ser lido. A cortesia é de outro sujeito intragável: Branco Leone. Aviso aos mais desinformados ainda: continuo no Recife. A praia está péssima e os camarões insuportáveis. Na segunda, o blog volta ao ritmo diário.)

108 Comentários

  1. Anônimo · ·
  2. Anônimo · ·
  3. Anônimo · ·
  4. Anônimo · ·
  5. Anônimo · ·
  6. Anônimo · ·
  7. Anônimo · ·
  8. Anônimo · ·
  9. Anônimo · ·
  10. Anônimo · ·

    <![CDATA[Belo ego? Hummm. Marconi, a patroa sabe que você anda exibindo suas partes íntimas para o chest?]]>

  11. Anônimo · ·

    <![CDATA[Belo ego? Hummm. Marconi, a patroa sabe que você anda exibindo suas partes íntimas para o chest?]]>

  12. Anônimo · ·

    <![CDATA[Belo ego? Hummm. Marconi, a patroa sabe que você anda exibindo suas partes íntimas para o chest?]]>

  13. Anônimo · ·

    <![CDATA[Belo ego? Hummm. Marconi, a patroa sabe que você anda exibindo suas partes íntimas para o chest?]]>

  14. Anônimo · ·

    <![CDATA[Belo ego? Hummm. Marconi, a patroa sabe que você anda exibindo suas partes íntimas para o chest?]]>

  15. Anônimo · ·

    <![CDATA[Belo ego? Hummm. Marconi, a patroa sabe que você anda exibindo suas partes íntimas para o chest?]]>

  16. Anônimo · ·

    <![CDATA[Belo ego? Hummm. Marconi, a patroa sabe que você anda exibindo suas partes íntimas para o chest?]]>

  17. Anônimo · ·

    <![CDATA[Belo ego? Hummm. Marconi, a patroa sabe que você anda exibindo suas partes íntimas para o chest?]]>

  18. Anônimo · ·

    <![CDATA[Belo ego? Hummm. Marconi, a patroa sabe que você anda exibindo suas partes íntimas para o chest?]]>

  19. Anônimo · ·

    <![CDATA[Imagina se eu vou levar a sério um cara como eu…..Um abração e boa praia!!!]]>

  20. Anônimo · ·

    <![CDATA[Imagina se eu vou levar a sério um cara como eu…..Um abração e boa praia!!!]]>

  21. Anônimo · ·

    <![CDATA[Imagina se eu vou levar a sério um cara como eu…..Um abração e boa praia!!!]]>

  22. Anônimo · ·

    <![CDATA[Imagina se eu vou levar a sério um cara como eu…..Um abração e boa praia!!!]]>

  23. Anônimo · ·

    <![CDATA[Imagina se eu vou levar a sério um cara como eu…..Um abração e boa praia!!!]]>

  24. Anônimo · ·

    <![CDATA[Imagina se eu vou levar a sério um cara como eu…..Um abração e boa praia!!!]]>

  25. Anônimo · ·

    <![CDATA[Imagina se eu vou levar a sério um cara como eu…..Um abração e boa praia!!!]]>

  26. Anônimo · ·

    <![CDATA[Imagina se eu vou levar a sério um cara como eu…..Um abração e boa praia!!!]]>

  27. Anônimo · ·

    <![CDATA[Imagina se eu vou levar a sério um cara como eu…..Um abração e boa praia!!!]]>

  28. Anônimo · ·
  29. Anônimo · ·
  30. Anônimo · ·
  31. Anônimo · ·
  32. Anônimo · ·
  33. Anônimo · ·
  34. Anônimo · ·
  35. Anônimo · ·
  36. Anônimo · ·
  37. Anônimo · ·

    <![CDATA[fina ironia.abçs]]>

  38. Anônimo · ·

    <![CDATA[fina ironia.abçs]]>

  39. Anônimo · ·

    <![CDATA[fina ironia.abçs]]>

  40. Anônimo · ·

    <![CDATA[fina ironia.abçs]]>

  41. Anônimo · ·

    <![CDATA[fina ironia.abçs]]>

  42. Anônimo · ·

    <![CDATA[fina ironia.abçs]]>

  43. Anônimo · ·

    <![CDATA[fina ironia.abçs]]>

  44. Anônimo · ·

    <![CDATA[fina ironia.abçs]]>

  45. Anônimo · ·

    <![CDATA[fina ironia.abçs]]>

  46. Anônimo · ·
  47. Anônimo · ·
  48. Anônimo · ·
  49. Anônimo · ·
  50. Anônimo · ·
  51. Anônimo · ·
  52. Anônimo · ·
  53. Anônimo · ·
  54. Anônimo · ·
  55. Anônimo · ·
  56. Anônimo · ·
  57. Anônimo · ·
  58. Anônimo · ·
  59. Anônimo · ·
  60. Anônimo · ·
  61. Anônimo · ·
  62. Anônimo · ·
  63. Anônimo · ·
  64. Anônimo · ·
  65. Anônimo · ·
  66. Anônimo · ·
  67. Anônimo · ·
  68. Anônimo · ·
  69. Anônimo · ·
  70. Anônimo · ·
  71. Anônimo · ·
  72. Anônimo · ·
  73. Anônimo · ·

    <![CDATA["Sim, já tive religião, time de futebol, partido político e chifres" – que engraçado! Eu também já tive tudo isso. Hum…;-)A coisa por aqui está boa!]]>

  74. Anônimo · ·

    <![CDATA["Sim, já tive religião, time de futebol, partido político e chifres" – que engraçado! Eu também já tive tudo isso. Hum…;-)A coisa por aqui está boa!]]>

  75. Anônimo · ·

    <![CDATA["Sim, já tive religião, time de futebol, partido político e chifres" – que engraçado! Eu também já tive tudo isso. Hum…;-)A coisa por aqui está boa!]]>

  76. Anônimo · ·

    <![CDATA["Sim, já tive religião, time de futebol, partido político e chifres" – que engraçado! Eu também já tive tudo isso. Hum…;-)A coisa por aqui está boa!]]>

  77. Anônimo · ·

    <![CDATA["Sim, já tive religião, time de futebol, partido político e chifres" – que engraçado! Eu também já tive tudo isso. Hum…;-)A coisa por aqui está boa!]]>

  78. Anônimo · ·

    <![CDATA["Sim, já tive religião, time de futebol, partido político e chifres" – que engraçado! Eu também já tive tudo isso. Hum…;-)A coisa por aqui está boa!]]>

  79. Anônimo · ·

    <![CDATA["Sim, já tive religião, time de futebol, partido político e chifres" – que engraçado! Eu também já tive tudo isso. Hum…;-)A coisa por aqui está boa!]]>

  80. Anônimo · ·

    <![CDATA["Sim, já tive religião, time de futebol, partido político e chifres" – que engraçado! Eu também já tive tudo isso. Hum…;-)A coisa por aqui está boa!]]>

  81. Anônimo · ·

    <![CDATA["Sim, já tive religião, time de futebol, partido político e chifres" – que engraçado! Eu também já tive tudo isso. Hum…;-)A coisa por aqui está boa!]]>

  82. Anônimo · ·
  83. Anônimo · ·
  84. Anônimo · ·
  85. Anônimo · ·
  86. Anônimo · ·
  87. Anônimo · ·
  88. Anônimo · ·
  89. Anônimo · ·
  90. Anônimo · ·
  91. Anônimo · ·

    <![CDATA[HeheheheEsse é o primeiro blog com “comentarista Tamagochi” que eu vejo…ps: Desculpa Marconi,acho que foi culpa minha…]]>

  92. Anônimo · ·

    <![CDATA[HeheheheEsse é o primeiro blog com “comentarista Tamagochi” que eu vejo…ps: Desculpa Marconi,acho que foi culpa minha…]]>

  93. Anônimo · ·

    <![CDATA[HeheheheEsse é o primeiro blog com “comentarista Tamagochi” que eu vejo…ps: Desculpa Marconi,acho que foi culpa minha…]]>

  94. Anônimo · ·

    <![CDATA[HeheheheEsse é o primeiro blog com “comentarista Tamagochi” que eu vejo…ps: Desculpa Marconi,acho que foi culpa minha…]]>

  95. Anônimo · ·

    <![CDATA[HeheheheEsse é o primeiro blog com “comentarista Tamagochi” que eu vejo…ps: Desculpa Marconi,acho que foi culpa minha…]]>

  96. Anônimo · ·

    <![CDATA[HeheheheEsse é o primeiro blog com “comentarista Tamagochi” que eu vejo…ps: Desculpa Marconi,acho que foi culpa minha…]]>

  97. Anônimo · ·

    <![CDATA[HeheheheEsse é o primeiro blog com “comentarista Tamagochi” que eu vejo…ps: Desculpa Marconi,acho que foi culpa minha…]]>

  98. Anônimo · ·

    <![CDATA[HeheheheEsse é o primeiro blog com “comentarista Tamagochi” que eu vejo…ps: Desculpa Marconi,acho que foi culpa minha…]]>

  99. Anônimo · ·

    <![CDATA[HeheheheEsse é o primeiro blog com “comentarista Tamagochi” que eu vejo…ps: Desculpa Marconi,acho que foi culpa minha…]]>

  100. Anônimo · ·
  101. Anônimo · ·
  102. Anônimo · ·
  103. Anônimo · ·
  104. Anônimo · ·
  105. Anônimo · ·
  106. Anônimo · ·
  107. Anônimo · ·
  108. Anônimo · ·

Deixe um comentário

