MEU ENCONTRO COM JESUS (Versículo 5)

Dos animais irracionais, talvez seja o homem aquele de comportamento mais previsível. Digo “talvez” porque, apesar de me interessar pelo assunto, nunca estudei a fundo a vida de lesmas, minhocas, donos de empresas de planos de saúde e outros invertebrados.

Há crentes, por exemplo, que passam a existência inteira indo à missa e rezando para Jesus. E, no entanto, quando se apresenta a oportunidade de vê-Lo face a face, amedrontam-se. De fato, haverá quem diga que são do tipo mais comum. Eu, nada digo, pois em se tratando de ritos, só domino mesmo os do narcisismo.

“Que eu Te conheça como sou de Ti conhecido”, afirmava Santo Agostinho. Que se há de fazer? A insociabilidade é o mal de nosso tempo e existe ainda muita gente tímida no mundo.

Certamente se compunha dessa encalistrada matéria o porteiro do meu prédio. Pois, estremunhado na casinhola, ao dar de cara comigo e com o Filho do homem, exclamou, exangue:

— Jesus Cristo! Viuge Maria!
— Maria não veio hoje — falei, e de tal modo que se cientistas tivessem me ouvido, a existência da atrabílis voltaria a ser cogitada. — Dá pra abrir a porta, por favor?

Realmente, nosso aspecto não era dos melhores. Seríamos barrados como figurantes em filmes de Fellini. Ponto, portanto, para a minha mulher que, livre de preconceitos tolos e amorosa como poucas, ao abrir a porta do apartamento para nos dar passagem, soltou o elogio:

— Bonito!
— Brigado.
— Isso são horas?

Naquele momento, sem pedir licença, o Nazareno não só entrou no apartamento como, jogando a coroa de espinhos sobre a mesinha de centro, atirou-se confortavelmente no sofá, como se este fosse a piscina de Betsaida.

— Uff! Tô morto. Dessa vez, não sei se ressuscitaria. Vocês têm bálsamo aí? Quem é que vai lavar meus pés?

Como já disse, sempre admirei o Cristo. Ao ver a cena lá na sala, porém, meu apreço por Ele redobrou. Uma coisa é enfrentar o poder de Roma, império mais poderoso do mundo. Outra, muito diferente e de conseqüências mais severas, é deitar imundo no sofá que minha mulher passara vinte e quatro meses para pagar no crediário.

Asseguro que Herodes alimentou pensamentos mais complacentes com relação ao Senhor que os da dona da casa naquele instante. O próprio Satanás compadecer-se-ia Dele, caso conseguisse compreender em sua inteireza o significado do olhar de sobrancelhas juntas que ela Lhe lançava. Enfim, se pupilas desferissem projéteis, o corpo do Messias, no que concerne a chagas, ganharia ali, de imediato, versão 2.0.

(CONTINUA AMANHÃ)

90 Comentários

  1. Anônimo · ·
  2. Anônimo · ·
  3. Anônimo · ·
  4. Anônimo · ·
  5. Anônimo · ·
  6. Anônimo · ·
  7. Anônimo · ·
  8. Anônimo · ·
  9. Anônimo · ·
  10. Anônimo · ·
  11. Anônimo · ·
  12. Anônimo · ·
  13. Anônimo · ·
  14. Anônimo · ·
  15. Anônimo · ·
  16. Anônimo · ·
  17. Anônimo · ·
  18. Anônimo · ·

Deixe um comentário

