O SUBPENSAMENTO VIVO DE MARCONI LEAL (11)

No Brasil, a mediocridade substituiu de tal modo a cultura erudita e o entretenimento enterrou tão completamente a arte superior que é preciso revisitar Hobbes. Aqui, o homem não passa do Lobão do homem.

***

A falta de comunicação é a maior responsável pelo fim dos relacionamentos amorosos. Eu mesmo já terminei inúmeros deles quando ficou evidente esse tipo de problema entre os neurônios de minhas ex-namoradas.

***

Há certas pessoas em cujo comportamento se identifica uma profunda nostalgia de cipós e galhos de árvores.

***

Não posso levar a sério o estereótipo da inimizade que opõe, eternamente, genros e sogras. A mãe de minha mulher, por exemplo, é uma senhora de inúmeras qualidades. E a principal delas é morar em Porto Alegre, a cerca de mil quilômetros de distância.

***

Seguindo Einstein, que descreveu a relatividade em termos singelos ao dizer tratar-se da diferença que há entre cinco minutos na companhia de uma mulher bonita e o mesmo tempo ao lado de um chato, desenvolvi explicação prática para outro conceito físico: caos é quando você vê o Suplicy tentando expor um simples raciocínio lógico.

***

Encontro prova incontestável da existência da entropia em minha própria biblioteca. Não exatamente no conteúdo dos livros, mas na maneira como, após a faxina, minha empregada os deixa dispostos.

***

Um parente reclama que anda acossado por tantos problemas que já não consegue pensar direito. Tranqüilizo-o, demonstrando que a coisa não é tão grave. Afinal, a Eliane Cantanhêde não pensa há décadas e continua aí, firme e forte.

***

Como se pode confiar nos propósitos cristãos de alguém, já não digo que não consegue amar o próximo como a si mesmo, mas simplesmente que não deixa o próximo dormir à noite sem ser incomodado por berros de “aleluia” e cânticos de “glória a Deus”?

***

Deus não é complexo. Complexo é Shakespeare. Deus é só complicado.

36 Comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: